
Na computação gráfica, anti-aliasing é uma técnica para diminuir as bordas dentadas - tipo escadas que deveriam ser suaves. As bordas dentadas ocorrem porque a qualidade da resolução da imagem exibida na tela não é suficiente para mostrar uma linha suave. O anti-aliasing torna as bordas dentadas menos evidentes ao cercar os degraus das escadas com tons intermediários de cor. Embora a aparência de bordas dentadas das linhas seja reduzida, isso as torna menos definidas. Veja um exemplo ampliado da diferença. A imagem à esquerda está definida para a configuração de desempenho, que não usa o anti-aliasing. A imagem à direita usa a configuração de qualidade com a técnica de anti-aliasing.


O anti-aliasing pode ser definido para favorecer um melhor desempenho do sistema ou melhorar a qualidade da imagem.
A configuração de desempenho é ideal quando a imagem em 3D tem animação e o movimento fluido da cena é um fator muito importante.
A configuração de qualidade é ideal quando a principal preocupação são os objetos 3D com muitos detalhes e realismo.
Na página Gerenciar configurações 3D os níveis específicos de anti-aliasing são definidos.
O valor mais alto corresponde a um nível mais alto de anti-aliasing. Por exemplo, 16x é uma configuração de melhor qualidade que 2x.
Com as GPUs da série GeForce 8, a NVIDIA lançou uma nova forma de anti-aliasing chamada Amostragem de cobertura, que afeta as configurações de anti-aliasing 8x, 16x e 16xQ. Para maiores informações consulte o resumo técnico Lumenex Engine no NVIDIA.com
Em caso de dúvida de como configurar o anti-aliasing, use a opção "Controlado pelo aplicativo". O vídeo faz o ajuste automático da especificação do aplicativo.
2022 - 2023 NVIDIA Corporation. Todos os direitos reservados. Configuraes de Jogos e 3D