Caixa de diálogo 'Criar resoluções personalizadas'

Esta página permite especificar temporizações personalizadas para a placa gráfica com GPU da NVIDIA, para poder suportar maior variedade de temporizações de unidades de visualização. Alcança-se assim a flexibilidade máxima nas ligações de DVI e de CRT analógicos.

Nota: só deve utilizar esta página se for um utilizador experiente, conhecedor das temporizações das unidades de visualização e respectivos efeitos.

Seleccionar os monitores

Nota: esta secção só está disponível nos produtos Quadro e NVS, e apenas no sistema operativo Windows 7 e mais recentes.

Seleccione os monitores a que deseja aplicar a resolução personalizada. Uma alteração de resolução bem-sucedida resultará na criação de uma resolução personalizada para a conexão de saída associada, independentemente do monitor que esteja posteriormente ligado a essa conexão. A alteração de resolução tem de ser bem-sucedida em todos os monitores que seleccionar, caso contrário não será criada uma nova resolução.

 

Definições de resolução

 

Importar definições

Para importar uma resolução personalizada, clique em Importar definições e depois utilize a caixa de diálogo “Importar definições” para encontrar e importar o ficheiro com a resolução personalizada que deseja importar.

 

Modo de visualização

Pixels horizontais: introduza o número de pixels que devem ser visíveis em cada linha horizontal.

Linhas verticais: introduza o número de pixels que devem ficar visíveis em cada linha vertical.

Profundidade de cor (bpp): introduza o número de bits de informação armazenados para cada pixel.

Taxa de actualização (Hz): refere-se à frequência de actualização de todo o ecrã. Concretamente, a taxa de actualização indica quantas vezes por segundo é que o feixe de electrões do tubo de imagem se desloca do cimo ao fundo, num CRT (monitor analógico).

Nota: esta frequência é limitada pela taxa máxima de varrimento horizontal do monitor e pela resolução actual, já que a uma maior resolução correspondem mais linhas de varrimento. O valor não deve exceder a frequência máxima de varrimento vertical do monitor.

Tipo de varrimento: Refere-se ao método de envio da imagem para o monitor.

Entrelaçado: refere-se ao varrimento entrelaçado, pelo qual as linhas de varrimento pares são traçadas durante o primeiro campo de um videograma e as linhas de varrimento ímpares são traçadas durante o segundo campo do videograma. O varrimento entrelaçado origina uma taxa de videogramas mais elevada, mas geralmente provoca cintilação da imagem.

Progressivo: refere-se ao varrimento progressivo, pelo qual todas as linhas de varrimento são actualizadas em cada videograma.

 

Temporização

Se a secção Temporização não estiver expandida, clique em Temporização para aceder às definições avançadas de temporizações.

Padrão: Clique na lista e seleccione uma das opções, para definir a norma de temporização:

Pixels horizontais activos: Introduza o número de pixels horizontais indicado pelo Windows.

Pixels verticais activos: Introduza o número de pixels verticais indicado pelo Windows.

Zona negra horizontal inicial: Especifica o período de escurecimento horizontal que ocorre entre o fim do período activo e o início do impulso de sincronização.

Zona negra vertical inicial: especifica o período de escurecimento vertical que ocorre entre o fim do período activo e o início do impulso de sincronização.

Largura da sincronização horizontal: especifica a duração do período de escurecimento horizontal, durante o qual o impulso de sincronização desencadeia novo varrimento horizontal.

Largura da sincronização vertical: especifica a duração do período de escurecimento vertical, durante o qual o impulso de sincronização desencadeia novo varrimento vertical.

Total de pixels horizontais: o valor máximo é o número total de pixels horizontais associado ao modo do monitor.

Total de pixels verticais: o valor máximo é o número total de pixels verticais associado ao modo do monitor.

Polaridade da sincronização horizontal: Especifica a direcção da alteração rápida e transitória na amplitude de um sinal relativamente à linha-base, durante o impulso de sincronização horizontal. Se a polaridade de sincronização horizontal for positiva (+), o valor do impulso de sincronização horizontal é superior ao valor da linha-base. Se a polaridade de sincronização horizontal for negativa (-), o valor do impulso de sincronização horizontal é inferior ao valor da linha-base.

Nota: pode escolher a polaridade de sincronização horizontal de forma independente da polaridade de sincronização vertical.

Polaridade de sincronização vertical: especifica a direcção da alteração rápida e transitória na amplitude de um sinal em relação à linha-base, durante o impulso de sincronização vertical. Se o valor da polaridade de sincronização vertical for positivo (+), o valor do impulso de sincronização vertical é superior ao valor da linha-base. Se o valor da polaridade de sincronização vertical for negativo (-), o valor do impulso de sincronização vertical é inferior ao valor da linha-base.

Nota: pode escolher a polaridade de sincronização vertical de forma independente da polaridade de sincronização horizontal.

Taxa de actualização horizontal: especifica a taxa de varrimento horizontal. O valor que for introduzido também define a taxa de actualização vertical associada.

Taxa de actualização vertical: especifica a taxa de actualização. O valor que for introduzido também define a taxa de actualização horizontal associada.

 

Informações adicionais acerca de temporizações de HDTV

Os parâmetros de temporização EIA-861B, tal como os dois exemplos que se seguem, são o género de temporizações e modos de visualização que tem de seleccionar ou criar, para utilizar uma unidade de HDTV.

861B (1920 x 1080, a 59,94 Hz) -I

861B (1920 X 1080, a 59,94 Hz) -P

Tópicos relacionados

©2005 - 2023 NVIDIA Corporation. Todos os direitos reservados. Monitor, vídeo